A nossa história...


A Associação começou por ser um projeto solidário criado por um ex-recluso e empresário, que ao identificar as necessidades crescentes de algumas famílias que vivem em extrema vulnerabilidade, começou por doar todos os móveis e eletrodomésticos que lhe davam das casas cujas obras estavam a seu cargo. Com o início da pandemia e o crescente número de pedidos de ajuda para outros bens, como alimentos e vestuário, em Maio de 2020 reuniram um grupo de voluntários no aniversário do fundador que quis passar o seu dia juntos das comunidades mais desfavorecidas e com as pessoas que estão em condição de sem-abrigo na baixa Lisboeta.

Identificadas as crescentes necessidades, o projeto evoluiu para o modelo jurídico de Associação, e começou a estar presente perante as famílias em Loures e nas ruas de Lisboa cada vez com mais assiduidade. Após solicitar à Câmara Municipal de Lisboa e ao NPISA local para estar por dentro das estratégias para o trabalho na cidade no suporte à comunidade sem-abrigo, a Associação começou ainda que sem quaisquer financiamentos e apoios do estado, a ser presença assídua duas vezes por semana na distribuição de bens alimentares, vestuário e produtos de higiene, tendo já distribuído, e apenas neste contexto,  em um ano e meio doamos cerca de 40 mil refeições completas.

Marcamos também a diferença pela nossa visão que se estende não apenas ao assistencialismo, mas ao estímulo da cooperação entre todos (amigos, empresas, anónimos, etc) e na partilha de excedentes para evitar o desperdício alimentar.

Apoiamos atualmente mais de duas a três dezenas de associações, escolas, lares para a terceira idade, creches, centros de dia, e várias dezenas de famílias de forma direta mensalmente. Estabelecemos protocolos com os serviços prisionais e reinserção social para a integração de pessoas condenadas a trabalho a favor da comunidade, e muitas destas pessoas mantiveram-se connosco como voluntários mesmo depois de verem a sua pena terminada.

Estivemos sempre presentes, ainda que sem qualquer necessidade de comunicar e mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, no apoio aos hospitais, aos bombeiros e aos agentes de autoridade.

Alugámos o espaço onde estamos sediados em Loures, que tendo sido anteriormente um restaurante, já tem todo o espaço para a confeção dos alimentos, algum espaço disponível para armazenamento e ainda um espaço onde fizemos uma pequena loja solidária para permitir uma pequena ajuda da comunidade local

Rua da Republica, n. 11 D , 2670-472 Loures
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora